sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Lar Maria João de Deus


A idéia veio de repente na minha cabeça. Talvez por ser um assunto que sempre me chamou atenção. O meu trabalho de conclusão de curso (que já havia dado errado uma vez) seria sobre adoção de crianças e sobre a vida delas nesses abrigos para onde são mandadas.


Então seguimos um roteiro... Primeiro indo ao Conselho Tutelar e em seguida ao Juizado da Infância e da Juventude, para só depois chegarmos ao Lar Maria João de Deus.


Ao lado da igreja da Vila Operária é onde moram várias crianças que estão esperando pela adoção. É um lugar simpático, alegre, colorido e com o som característico de onde sempre tem crianças. Eu e o meu colega Irno, fomos conhecer o lugar para ouvirmos alguns casos de adoção.


O que mais chama a atenção é o modo como as crianças recepcionam os visitantes: de forma bem calorosa e afetuosa. Elas chegam e te abraçam sem nem te conhecerem. Eu estava lá com a minha mãe e de repente veio um monte delas correndo pra recepção. Era uma turminha que devia ter uns dois anos. Umas coisinhas fofas e pequenas que me faziam pensar: "Poxa... por que elas ainda estão aqui?"

Porque grande parte dos candidatos a pais adotivos continuam idealizando uma criança de pele clara, bonita e com até dois anos de idade. Crianças que preenchem esse perfil têm mais chances de ser adotada. O que acaba se chocando com a realidade do nosso país. Não somos feitos apenas de brancos, olhos claros e traços delicados. Esse tipo de comportamento por parte dos "pais" é de se estranhar em um país como o nosso, onde a miscigenação racial é tão grande.

Temos que mudar a história dessas crianças. Elas merecem isso.




Um comentário:

Mamãe do Nicolas Henrique disse...

por favor me ajuda, estou fila pra adoçao a um ano e gostaria muito de receber ajuda como informaçoes pois quero enviar minha habilitaçao pra onde realmente exista crianças aptas a serm adotadas, e como vc postou aqui q ha crianças nesse abrigo gostaria de poder receber mais informaçoes, estou disposta a buscar meus filhos onde quer q eles estejam ,nao tenhu muitas condiçoes sou de classe media baixa mas tenhu muito amor pra dar.desde ja agradeço por favor me ajuda meu email é melpaza@hotmail.com